Cuidados com as plantas no inverno

with Nenhum comentário

No inverno as plantas em geral diminuem a velocidade de crescimento para poupar energia e voltar saudáveis na primavera e verão. Por isso, esta não é a época mais indicada para aduba-las, exceto aquelas que florescem neste período tais como Azaléia, Flor-de-Maio, Caliandra, Ipê, etc. Plantas que não florescem no inverno devem ser adubadas um ou dois meses antes dele começar para preparar a planta para a estação.

Nesta época como os dias são mais frescos a necessidade de água diminui (já que a evapotranspiração é menor), logo a rega deve ser mais espaçada do que em outras estações.  Por outro lado o inverno costuma ser mais seco devido a menor incidência de chuva.

Se suas plantas ficam em local protegido (dentro de casa ou numa varanda) diminua a frequência de rega. Não é para deixar de regar, mas diminuir a quantidade, pois água em excesso pode favorecer o desenvolvimento de fungos.

Já as plantas que ficam no lado de fora da casa necessitam de uma maior quantidade de rega, pois como já mencionado esta estação normalmente é a menos chuvosa do ano. 

Ficou em dúvida? Observe o solo! Ele não deve ficar nem seco nem encharcado. Use aquele aparelhinho super sofisticado chamado dedômetro!

Sempre molhe as plantas pela manhã, pois a rega a tarde e a noite deixa o solo muito úmido favorecendo o aparecimento de pragas.

Deixe uma resposta