Controle de Lagartas no jardim e na horta

with Nenhum comentário

Quando encontrar lagartas atacando suas plantas não saia logo colocando veneno. Tenha em mente que normalmente elas são específicas na forma de se alimentar, portanto a lagarta da palmeira não irá atacar a sua horta e vice versa. Daí também podemos concluir que uma das maneiras de controlar seu ataque é diversificar o que você planta. 

Se a infestação for muito grande e estiver de fato matando suas plantas você pode fazer o controle através da catação manual e se tiver como, ofereça as lagartas aos passarinhos ou às galinhas.

Outra forma de controle é fazer uma calda com fumo em corda (50g de fumo picado e 1 litro de água). Deixar descansar por 8 horas, coar, diluir em mais 4 litros de água e pulverizar sobre as lagartas. Repetir a cada 3 dias até a eliminação total delas.

Em Agropecuárias e Garden Centers você poderá comprar inseticidas biológicos a base de Bacillus thuringiensis (BT). Essa bactéria (BT) é inofensiva ao ser humano e outros animais, porem é mortal para as lagartas. A proporção e modo de aplicação variam conforme a marca do produto, então dê uma olhada no rótulo e utilize conforme as orientações do fabricante.

Vale lembrar que a borboleta é base alimentar de muitos outros animais, portanto quando ela coloca 200 ovos nas plantas não significa que nascerão 200 lagartas. Muitas serão comidas por pássaros, ratos, saguis, até mesmo algumas vespas colocam seus ovos em lagartas e suas larvas se alimentam das lagartas depois. Tambem fungos e bactérias podem eliminar muitas delas (como a BT citada acima). Na natureza existem mecanismos muito sofisticados de controle populacional e tudo é um ciclo que funciona perfeitamente, portanto se o jardim está em equilíbrio as lagartas não farão grandes estragos.

Após alguns dias de alimentação em grande quantidade a lagarta procura um lugar para passar da fase de lagarta para borboleta, formando uma espécie de capsula, chamada de pupa ou crisálida. Nesta fase ela não irá mais se alimentar. É muito legal acompanhar este lindo ciclo, que normalmente dura de uma a duas semanas, e se você tiver crianças não perca a oportunidade de mostrar pra elas.

Deixe uma resposta