Como consumir o umbigo ou coração de bananeira

with Nenhum comentário

Se você tem bananeira em casa e costuma jogar fora a parte final do cacho, chamado de umbigo ou coração da bananeira, saiba que essa parte da planta pode ser aproveitada para o preparo de muitas receitas. Considerada uma PANC (planta alimentícia não convencional), ela vem sendo cada vez mais utilizada como alimento em muitos países.

Além de ser uma ótima fonte de fibras, é rico em proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico.

A primeira vez que eu preparei não sabia ao certo como fazer e acabou ficando com gosto bem ruim, muito amargo. Então eu descobri que antes de preparar qualquer receita existe um passo a passo básico que você deve seguir:

Primeiro você precisa “descascar” o coração, ou seja, retirar aquelas folhas roxas que o envolvem. Só a parte central, de cor esbranquiçada, será utilizada no preparo das receitas.

Somente a parte central esbranquiçada deve ser utilizada nas preparações

Depois disso você corta essa parte branca em rodelas (fatias) e leva para ferver com água e uma colher de bicarbonato de sódio. Depois de alguns minutos fervendo você escorre e repete o processo de cozimento com água e bicarbonato. Feito isso, é só escorrer novamente e está pronto para você preparar sua receita. Esse processo irá retirar o amargor.

Pronto para ser utilizado (após duas fervuras com bicarbonato de sódio)

Depois de seguir o passo a passo anterior, eu refoguei junto com uma cebola, um dente de alho e carne moída. Ficou muito gostoso! Tambem testei uma omelete com o coração refogado e ficou uma delícia.

Você também pode fazer uma caponata refogando as rodelas do umbigo com azeite de oliva, cebola, tomate, pimentão e manjericão. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Espero que gostem das sugestões e se você conhece ou já testou alguma outra receita deixe aqui nos comentários…vou amar aprender com vcs também!

Deixe uma resposta